Por
Redator Garante Mais

1 de junho de 2022

Compartilhe o post

Gestão financeira para condomínios: quais as melhores práticas?

Realizar uma boa gestão financeira para condomínios é fundamental para o funcionamento da gestão do síndico. Confira as melhores práticas para manter as finanças em ordem!

A administração condominial possui uma complexidade comparável à gestão de uma empresa. E, como em qualquer negócio, a saúde das finanças determina sua sustentabilidade. Por isso, realizar uma boa gestão financeira para condomínios é fundamental.

Conheça as melhores práticas para uma boa gestão financeira para condomínios:

  • Organize as finanças: Organizar as finanças é uma das práticas fundamentais de gestão financeira para condomínios. Nela, o síndico faz o levantamento de gastos, pagamentos, receitas e investimentos. Com a visibilidade dessas informações, é possível ter um fluxo de caixa coerente, evitando gastos não planejados.
  • Faça um bom planejamento financeiro: No planejamento é preciso projetar entradas e saídas ao longo do tempo, verificando o volume de capital recebido e os gastos. Há possibilidade de recebimento de algum valor futuro (vindo de negociação de inadimplência, por exemplo)? Coloque no planejamento.
  • Controle os gastos: Para controlar os gastos, o síndico deve ter seu planejamento financeiro em mente. Isso porque não se pode gastar mais do que se arrecada. E é no planejamento que essas informações constam. Além disso, o controle depende do registro de toda a movimentação financeira e operações realizadas.
  • Reduza custos: A redução de custos envolve toda a rotina condominial. Ações educativas podem contribuir para abaixar os gastos com as despesas ordinárias, como luz e água.
  • Seja transparente: A transparência na gestão financeira para condomínios é a melhor forma de garantir a tranquilidade dos condôminos e do próprio síndico. Além de evitar problemas de comunicação, o síndico que se antecipa e conversa sobre suas intenções em relação à coletividade ganha um voto de confiança em sua administração.

Ter a confiança dos condôminos é um benefício enorme para uma gestão financeira transparente. Neste caso, o responsável pelo condomínio consegue propor soluções com credibilidade, e sua proposta é bem recebida.

Gostou das informações? Não se esqueça de nos acompanhar em nossas redes sociais para conferir sempre conteúdos como esse!

Tags da matéria